5 maiores erros na gestão de bares e restaurantes

Gerir um negócio, como bares e restaurantes, não é um trabalho fácil. Primeiramente, já no processo de construção e montagem de estabelecimentos como esse, você conseguirá notar a dificuldade que existe.

Ainda, mesmo que você tenha montado bares e restaurantes modernos, um espaço diferente de tudo que existe no mercado, o trabalho não para por aí. 

Para dar continuidade no funcionamento de bares e restaurantes, assim como qualquer empresa ou estabelecimentos comerciais, a qualidade da gestão deve ser a melhor possível.

Gestão de bares e restaurantes

Gestão de bares e restaurantes

Quando falamos em gestão de negócios, como bares e restaurantes, falamos da forma como as empresas, especialmente os profissionais responsáveis por essa área, conseguem gerir os processos do estabelecimento, englobando diferentes setores.

A organização da equipe, as contratações, as vendas, as parcerias, estoque e muitos outros aspectos são englobados em uma gestão eficiente de negócios como esse.

Entretanto, muitos bares e restaurantes acabam tendo que fechar, justamente por que os empresários e as pessoas contratadas não conseguem ter uma boa gestão, cometendo erros que prejudicam totalmente o funcionamento das empresas.

Para ajudar a evitar que isso aconteça com seu bar ou restaurante, selecionamos os 5 principais erros de gestão que podem ser fatais para que seu comércio tenha que fechar. 

Não ter um planejamento adequado

Não ter um planejamento adequado


Qualquer tipo de negócio que queira se manter atuando, mesmo que não se torne uma referência no mercado, mas que dê bons frutos, a presença de um planejamento de qualidade é fundamental.

No processo de montagem de bares e restaurantes, por exemplo, o planejamento é muito importante para que os empresários consigam montar o ambiente sem exagerar nos custos, através de um orçamento bem estipulado. 

Esse mesmo fator é determinante para que esses estabelecimentos consigam se manter ativos. 

Por isso, é essencial que bares e restaurantes consigam se planejar, sabendo todas as possibilidades de ganhos e perdas mensais, prever e se preparar para cenários positivos e negativos, conseguindo terminar o mês sempre no azul, é fundamental. 

Dessa maneira, é possível se prevenir, evitar que, em momentos de crise no atendimento e falta de clientes, o estabelecimento esteja preparado para suprir as necessidades geradas por essa crise, conseguindo permanecer ativo sem que as dívidas tomem conta do negócio.

Não ter uma boa gestão financeira

Não ter uma boa gestão financeira

Ao mesmo tempo que é fundamental planejar e se preparar para possíveis crises financeiras, é muito importante impedir que chegue a esse ponto. Para isso, bares e restaurantes precisam ter uma boa gestão financeira, ajudando a manter o bem planejamento e orçamento em dia.

Para isso, é essencial organizar e registrar todas as movimentações financeiras que o estabelecimento tem ao longo dos meses, como pagamento dos funcionários, fechamento de contratos, patrocínios e parcerias, compra de equipamentos e mobílias, compra dos alimentos que serão comercializados, contas (aluguel, luz, água, gás), entre outros.

Infelizmente, muitos bares e restaurantes acabam fechando porque não conseguem controlar suas finanças, e acabam gastando, todo mês, mais do que o faturamento. 

Dessa maneira, as dívidas acabam crescendo rapidamente e o estabelecimento não tem mais como continuar aberto.

Para evitar que isso aconteça com o seu bar ou restaurante, utilizar softwares de gestão financeira, ou contratar profissionais que realizam assistência contábil, conseguindo organizar todos os custos e ganhos em planilhas bem organizadas, pode ser uma solução interessante.

Não ter uma boa estratégia de divulgação

Não ter uma boa estratégia de divulgação

Quem nunca ouviu a frase: “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”? Essa expressão representa muita coisa para empresas e estabelecimentos comerciais, pois para que bares e restaurantes tenham sucesso, por exemplo, é essencial que as pessoas, essencialmente os clientes, falem sobre eles.

Entretanto, para isso, é essencial que as empresas consigam gerar esse engajamento para que as pessoas comentem sobre elas. 

O grande problema de diversos bares e restaurantes, é que, muitas vezes, elas não conseguem gerar esse interesse e divulgar o seu negócio da maneira correta, e isso pode ser determinante para o funcionamento do estabelecimento.

Como bares e restaurantes dependem, exclusivamente, do consumo dos clientes, é essencial conseguir esses clientes e, para atingir esse objetivo, possuir uma boa estratégia de divulgação é imprescindível.

Uma boa estratégia de divulgação deve envolver diversas áreas, essencialmente a publicidade e o marketing. 

O marketing digital, por exemplo, vem se tornando cada vez mais importante para as empresas. Atualmente, realizar um marketing on-line é muito mais vantajoso do que ter um bom marketing offline, pois as pessoas passam cada vez mais tempo na internet, especialmente nas redes sociais..

Entre as principais estratégias e plataformas do marketing digital, estão, por exemplo:

  • Utilização das redes sociais;
  • Criação de sites e blogs;
  • Geração de anúncios;
  • Utilização de ferramentas de divulgação;
  • E-mail marketing;
  • Estratégia de remarketing e retargeting;
  • Outros.

As empresas, como bares e restaurantes, que não conseguem se adaptar a essa novidade, e acabam não criando estratégias para divulgação, essencialmente nas plataformas digitais, acabam não gerando o engajamento necessário para aumentar sua clientela, dificultando o crescimento.

Falta de gestão de estoque

Falta de gestão de estoque

Controlar o estoque é uma etapa essencial para o funcionamento de bares e restaurantes, pois é imprescindível não deixar que falte ou sobre insumos e permitir que alimentos estraguem, causando prejuízos importantes para os estabelecimentos dessa área. 

Como falamos anteriormente, esse é um dos pontos que devem estar incluídos em um bom planejamento de negócios. Quando bares e restaurantes conseguem se organizar, comprando os alimentos e bebidas na medida certa, evitando o desperdício ou a falta, os custos acabam se adequando a necessidade da empresa.

Claro, conforme os meses vão passando, você consegue ter uma noção maior das quantidades de alimentos que precisam ser comprados em maior quantidade, pois acabam sendo mais comercializados, e outros que não são vendidos com tanta frequência, e por isso podem ser comprados em quantidades menores.

Por isso, é essencial verificar o estoque todos os dias. Dessa maneira, sempre que for necessário realizar compras de alimentos ou bebidas, você consegue saber exatamente o que está faltando e o que está sobrando, mantendo o equilíbrio necessário e evitando prejuízos.

Cardápios de bares e restaurantes muito extensos

Cardápios de bares e restaurantes muito extensos

Certamente a frase “quanto mais, melhor”, não se aplica para uma boa gestão de bares e restaurantes, principalmente para aqueles que estão começando a atuar no mercado.

Muitas vezes, esses estabelecimentos acabam exagerando em diversos sentidos, como na quantidade de itens presentes no cardápio.

Um cardápio muito extenso, com opções com insumos demais, demandam maior gerenciamento, exemplo: colocar bolinho de tilápia, prato com salmão, isca de carne e você pode diminuir os insumos colocando bolinho de tilápia, prato com tilápia e iscas de tilápia empanada. 

Além disso, naturalmente envolve uma compra maior de alimentos e ingredientes para confecção dos pratos, o que acaba aumentando os custos de mercado e gera dificuldades financeiras para os bares e restaurantes.

Por isso, mesmo que pareça um erro pequeno, exagerar na montagem de cardápios pode custar muito caro, aumentando as dificuldades de bares e restaurantes. 

Portanto, ter um equilíbrio é fundamental. Mesmo que possua poucas opções de pratos no cardápio, mas que eles sejam de qualidade e que agradem os clientes, isso pode ser o suficiente para manter o estabelecimento atuando. 

Conclusão sobre dificuldade de gestão para bares e restaurantes

Montar e gerir um negócio é uma tarefa difícil, pois não depende apenas de você. Entretanto, para que isso funcione, a participação dos organizadores é essencial e, nesse sentido, é fundamental que eles parem de cometer erros que são corriqueiros, e que podem transformar o seu negócio em um pesadelo. 

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