Mesas e cadeiras para refeitório: 5 coisas para avaliar antes de escolher

As salas de aula são os espaços mais importantes de uma escola, pois são os espaços onde os alunos, de fato, assistem às aulas buscando absorver o máximo possível. Mas, além desses ambientes, espaços como os refeitórios, corredores e outros, também têm seu papel nas escolas e universidades. Na montagem de refeitórios, por exemplo, a escolha das mesas e cadeiras para refeitório determina como será disposto o ambiente.

Para que você consiga montar um refeitório de qualidade, cômodo e atrativo, o que pode ajudar a sua cantina a aumentar a rentabilidade, selecionamos 5 coisas que é importante avaliar antes quando você for adquirir mesas e cadeiras para refeitórios.

Avalie o tamanho do refeitório

Avalie o tamanho do refeitório

Levar em conta o tamanho do refeitório é fundamental para que você acerte na escolha de mesas e cadeiras para refeitórios, assim como é importante também para restaurantes. 

O espaço destinado para que você construa esse refeitório pode variar muito de escola para escola, universidade para universidade. 

Medindo e avaliando qual é o tamanho disponível para o posicionamento de mesas e cadeiras para refeitórios, você consegue acertar na escolha da quantidade de mobílias que serão disponibilizadas.

Além disso, é importante saber o espaço disponível para que você mantenha o melhor fluxo possível de pessoas nesses ambientes. Não adianta nada você escolher móveis de altíssima qualidade, se a dificuldade para acessá-los, por conta da falta de espaço para movimentação, é muito grande, o que pode fazer com que os alunos deixem de consumir nesse ambiente por não se sentirem confortáveis.

Opte por mesas e cadeiras para refeitório compactas

Opte por mesas e cadeiras para refeitório compactas

Claro, para trazer o máximo de conforto para os alunos, e também para os funcionários e professores que irão consumir nos refeitórios, o ideal é comprar as mobílias com alto índice de conforto, podendo ser até móveis de restaurantes.

Entretanto, naturalmente isso seria altamente caro, e pouquíssimos estabelecimentos acabariam tendo o acesso a esse investimento.

Nesse sentido, visando uma maior compactação do espaço e menos custo de investimento, é interessante investir em mesas e cadeiras para refeitórios que possibilitem isso.

Uma opção interessante são as mesas com bancos embutidos. Se você procurar no mercado, encontrará diversos exemplos desse tipo de mobília, com diferentes tamanhos. Normalmente, é possível encontrar uma mesa que comporta 6, 8 e até 10 banquinhos. 

Como os banquinhos costumam ser bem pequenos e já vêm embutidos nas mesas, eles acabam ocupando um espaço bastante curto do ambiente, possibilitando que você consiga implementar mesas e cadeiras para refeitórios sem que isso atrapalhe o fluxo das pessoas no refeitório.

Entenda qual é o seu público

Entenda qual é o seu público

Naturalmente, existe uma diferença muito grande nos tipos de público que você pode atender em um refeitório escolar, dependendo muito em que escola você está se instalando. 

Se você for montar um refeitório em uma escola infantil, as mesas e cadeiras para refeitórios devem ser de um tamanho, formato e composto por um certo tipo de material. Caso seja em escolas de crianças e adolescentes, esse panorama muda. Por fim, em universidades, que atende basicamente adultos e com uma quantidade maior de alunos, o tamanho do espaço e dos móveis deve aumentar.

Por isso, é fundamental que você tenha em mente onde você irá montar o refeitório escolar. Após ter essa ideia mais ampla, aí sim você deve começar a pensar quais as melhores mesas e cadeiras para refeitório.

Opte por materiais fáceis de serem limpos

Opte por materiais fáceis de serem limpos

Existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados na confecção de mesas e cadeiras para refeitórios. Entretanto, não é só por que uma empresa utiliza um material de alto custo, com propriedades que chamam a atenção, que esse material será prático para a montagem de um refeitório.

A rotatividade de um ambiente como um refeitório escolar ou universitário costuma ser muito grande, principalmente pelo fluxo constante de alunos no dia a dia.

Pensamos em uma universidade, que possui cerca de 3 mil alunos que estudam em período integral, ou seja, manhã e tarde. Quando você avaliou o espaço, você verificou que cabiam, ao mesmo tempo, apenas 500 pessoas no refeitório.

Mesmo que uma boa parcela dessa quantidade de pessoas levarem comida de sua própria casa, elas precisam de um espaço para se acomodar e fazer suas refeições.

Dessa maneira, durante o horário disponível em que o refeitório está aberto, o fluxo de pessoas querendo se acomodar sobre as mesas e cadeiras para refeitórios será intenso. Cada vez que uma pessoa se levanta, outra se senta.

Para acomodar essas pessoas da melhor maneira possível, para que elas voltem a utilizar esse ambiente, é importante entregar para elas mesas e cadeiras para refeitórios que estejam limpas e bem cuidadas.

Levando em consideração essa alta movimentação, se você adquirisse um material de alta qualidade, mas que fosse difícil de ser limpo, de nada adiantaria.

Por isso, é fundamental que você opte por mobílias que sejam fáceis de limpar. As mesas de PVC, por exemplo, acabam sendo muito recomendadas nesse sentido, pois são móveis práticos, compactos e que possuem uma estrutura lisa, que não mancha com facilidade e são fáceis de serem limpas, utilizando apenas pano, água e sabão neutro.

Pense na decoração do refeitório

Pense na decoração do refeitório

Para finalizar, outro ponto que você deve avaliar, para criar um ambiente ainda mais acolhedor e interessante para as pessoas que irão consumir no seu refeitório, é levar em consideração o design do ambiente.

Normalmente, as escolas e universidades possuem refeitórios com decoração mais neutra, sem muita sofisticação ou identidade. Ao mesmo tempo, é possível sim encontrar cantinas e refeitório escolares temáticos ou ao menos com uma decoração particular, que só existe naquele espaço específico.

Quando falamos nessa decoração ou design, podemos abordar as cores, os elementos decorativos disponíveis, como são as bancadas de atendimento, o uniforme de cada funcionário, entre outras ideias.

Dessa maneira, é importante que você tenha isso em mente. Seu refeitório será neutro ou com ideias mais ousadas e com uma decoração diferenciada?  Em cada caso, a escolha de mesas e cadeiras para refeitório faz a diferença, pois esses são elementos cruciais para a montagem e formação desse ambiente, devendo se encaixar nessa ideia que está sendo proposta.

Conclusão sobre mesas e cadeiras para refeitório

Vimos nos artigos que, para escolher mesas e cadeiras para refeitório, é importante que as pessoas envolvidas nesse processo levem alguns pontos em consideração. Levando esses aspectos mais adiante, você consegue fazer uma escolha assertiva, criando um ambiente funcional, compacto, fluido, interessante é que comporte a presença das pessoas durante momentos importantes de seu dia a dia.

Quer saber quando postamos novos conteúdos? Nós siga no Instagram.