Estabelecimentos que trabalham com a venda de comidas, como bares, restaurantes e lanchonetes, precisam saber como montar um cardápio de qualidade, pois esse pode ser um fator definitivo para o funcionamento do negócio.
Entretanto, é muito comum encontrarmos esses tipos de estabelecimentos, com cardápios totalmente desorganizados ou exagerados.
Muitos estabelecimentos acabam, por exemplo, estipulando uma grande quantidade de pratos, apenas como uma forma de chamar a atenção dos clientes, entretanto, não conseguem administrar essa quantidade de alimentos que precisam ser comprados para montagem desses pratos, e se afundam em prejuízos.
Bom, é para isso que estamos aqui. Selecionamos 10 dicas de como montar um cardápio, informações que podem ser muito valiosas na hora de você decidir e definir como será o cardápio do seu estabelecimento comercial.
Não exagere nas opções na hora de montar um cardápio
Como já vimos, na busca de agradar os clientes, oferecendo uma grande quantidade de pratos no cardápio, sendo esse um dos principais erros de gestão de bares e restaurantes, muitos estabelecimentos comerciais do ramo alimentício acabam se complicando nessa hora.
Exagerar nas opções, ofertando dezenas ou centenas de opções de pratos, pode trazer grandes complicações, pois os custos naturalmente aumentam.
Cada prato possui seus próprios ingredientes e, quanto mais opções no cardápio, mais insumos precisam ser comprados para montar esses pratos.
Dessa maneira, uma forma simples de conseguir montar um cardápio de qualidade, é oferecendo pratos que estejam a altura do que o restaurante pode oferecer, sem exagerar na quantidade e explorar mais a qualidade.
Utilize números quebrados
Utilizar números quebrados, para representar os preços dos pratos e das bebidas, é uma ótima ideia. Obviamente, não faz muita diferença no valor final se o preço de um prato for R$19,99 e não R$20,00, mas essa ideia causa uma sensação de que os preços são menores.
Essa é uma tática muito utilizada por diversos tipos de estabelecimentos comerciais, como as famosas lojas de R$1,99, que são pioneiras nesse tipo de ideia.
Descreva bem as opções
Quando um cliente vai consumir em um restaurante, e encontra apenas o nome do prato no cardápio, ele tem de perguntar para o garçom o que esse prato contém.
Para evitar esse tipo de comunicação, que atrasa os pedidos e incomoda os clientes, é interessante descrever por completo os pratos que são oferecidos.
Ou seja, na hora de montar um cardápio, identifique os pratos ou lanches, descrevendo os principais ingredientes que ele possui.
Para as hamburguerias, por exemplo, isso faz total diferença, pois a mudança nos ingredientes é essencial para que os clientes acabam preferindo um lanche do que outro.
Uma ideia interessante, inclusive para as hamburguerias, é descrever, por exemplo, o peso dos hambúrgueres, que é o ingrediente principal dos lanches. Dessa maneira, evita que o cliente se decepcione com o tamanho do prato.
Mas, ao mesmo tempo, não é interessante expor nomes complicados ou de difícil entendimento para quem é leigo no assunto. Dessa maneira, descrever é fundamental, mas é importante ser direto e compreensível.
Utilize fontes grandes e legíveis
Uma das dificuldades que os clientes têm em restaurantes que não montam cardápios de qualidade, é na leitura da descrição dos pratos, muitas vezes por que as fontes de letras utilizadas para fazer essa descrição é muito complexa e sofisticada. Em outros casos, o tamanho da fonte também faz a diferença.
Por isso, é muito importante passar as informações utilizando letras legíveis e no tamanho adequado, permitindo que os clientes consigam ler todos os detalhes sem que seja necessário chamar o garçom para tirar uma dúvida sobre uma letra ou palavra que está descrita no cardápio.
Selecione boas imagens para montar um cardápio
O impacto visual do cardápio pode fazer toda a diferença na hora dos clientes escolherem seus pedidos.
Em lanchonetes, por exemplo, disponibilizar fotos dos lanches, mostrando, com detalhes, como ele é composto, os principais ingredientes e permitindo que o cliente possa ter uma noção maior do tamanho do lanche, é fundamental.
Dessa maneira, é interessante que, acoplada a descrição de cada prato, sejam colocadas fotos referentes a esses pratos. Claro, é importante que a foto tenha qualidade, um bom foco e boa iluminação, permitindo a visualização e impactando diretamente na reação dos clientes.
Disponibilize a especialidade chefe
Uma ótima opção para montar um cardápio atrativo, especialmente para restaurantes, é disponibilizar uma “especialidade do chefe”. Mas o que é isso?
Bom, é fundamental que bares, restaurantes e lanchonetes saibam alavancar a sua marca. Isso ajuda no processo de engajamento, fidelização e ampliação da clientela.
Por isso, a especialidade do chefe deve ser um prato exclusivo do restaurante, ou seja, uma receita desenvolvida pelo chefe de cozinha do estabelecimento.
Dessa maneira, se for um prato atrativo, que chame a atenção dos clientes, eles terão que voltar a consumir no estabelecimento, pois apenas lá encontrarão esse prato desejado.
Pratos promocionais para cada dia da semana
Quem não gosta de uma promoção? Muitas vezes, as pessoas deixam de comer fora, em restaurantes e em lanchonetes, por exemplo, por que não conseguem arcar com os custos de uma refeição completa sem que isso prejudique seu orçamento.
Por isso, disponibilizar promoções, especialmente uma promoção de um tipo de prato por dia, que deve se tornar a refeição característica daquele dia da semana, é uma ótima ideia que você pode ter em mente na hora de montar um cardápio.
Opções especiais
Naturalmente, os gostos e preferências dos clientes podem variar muito. Muitas vezes, por exemplo, o cliente se interessa pelo local, achando atrativo e aconchegante, mas na hora de verificar o cardápio não encontra opções que se adequem às suas necessidades, pois podem haver restrições.
Clientes que possuem certas restrições alimentares, como não consumirem alimentos com lactose, glúten ou então são vegetarianos ou veganos, sempre encontram maiores dificuldades em restaurantes e lanchonetes tradicionais, que acabam voltando todos seus esforços para a “maioria”.
Mas, visando agradar mais públicos, gerando o engajamento necessário para continuar operando, montar um cardápio com opções que agradem esse perfil de público, pode ser uma excelente ideia.
Cada vez mais, por exemplo, hamburguerias e pizzarias estão se adaptando a essa necessidade, e montando lanches e pizzas sem lactose ou sem carne, aumentando suas possibilidades de clientes.
Separe as categorias para montar um cardápio
A organização do cardápio também conta muito na hora dos clientes fazerem seus pedidos. Ninguém gosta de abrir um cardápio, escolher um prato e depois ficar caçando onde estão as informações das bebidas, principalmente quando tudo está misturado.
Dessa forma, separar os itens em categorias é fundamental. Os restaurantes podem, por exemplo, separar as categorias da seguinte maneira ao montar um cardápio:
- Entradas;
- Pratos principais;
- Especialidades da casa;
- Acompanhamentos e porções;
- Bebidas;
- Bebidas alcoólicas;
- Sobremesas.
Cardápios sujos e desatualizados
Para finalizar, a última dica que temos de como montar um cardápio de qualidade e atrativo, é relacionada propriamente a estrutura do cardápio.
Como já vimos, o cardápio é um elemento de suma importância para bares e restaurantes, fazendo totalmente parte da experiência de atendimento dos clientes.
Por isso, é fundamental que eles estejam sempre bem cuidados e limpos. Como esses estabelecimentos trabalham com a venda de comidas, pode acontecer de ser derramado algum alimento no cardápio, engordurando e danificando sua estrutura.
Dessa maneira, é interessante fazer a limpeza rapidamente, para que não crie crostas de gordura que são difíceis de serem removidas.
Por fim, eles também devem estar sempre atualizados.
Caso haja alguma mudança nos valores dos produtos, deve ser produzida uma nova página onde está essa categoria, ou então deve haver uma sinalização do preço atual, evitando constrangimentos para o cliente, que pode pedir um produto acreditando que tem um custo e na hora de pagar ser surpreendido com valores mais elevados.
Conclusão sobre como montar um cardápio
Para bares, restaurantes e lanchonetes, um cardápio bem organizado e estruturado pode fazer toda a diferença. Para isso, é importante que os responsáveis por montar um cardápio de estabelecimentos como esse saibam quais são as preferências do mercado e as necessidades dos clientes, entender o que eles mais gostam de ver no cardápio e de que forma você pode atrair novos consumidores apenas utilizando esse elemento.
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