Search
Close this search box.

Descubra quais são os itens para montar uma cafeteria

Saber quais são os itens para montar uma cafeteria, mesmo com um porte pequeno, parece ser coisa de especialista. Porém, se atentando a quais são os equipamentos mais básicos de uma cafetaria e de que maneira você pode atrair possíveis clientes, já é um passo importante para conseguir montar ambientes confortáveis que servem de parada para um público que costuma tomar um café nas ruas.

Estes estabelecimentos também encantam pela sua elegância, o espaço acolhedor e convidativo, com serviços que variam de um simples café, até uma sobremesa sofisticada. Se engana quem imagina que é fácil iniciar um negócio como este do zero, sem planejamento e conhecimento dos itens para montar uma cafeteria.

Para que uma cafeteria preste um bom serviço, é preciso mais do que fazer um bom café. O negócio deve estar alinhado com o seu público, em um local que valorize o seu produto criando um ambiente que faça os clientes se sentirem confortáveis, para que eles retornem ao estabelecimento. 

Por isso, criamos um checklist com o planejamento e itens para montar uma cafeteria:

Pensando no local e a estrutura da sua cafeteria

itens para montar uma cafeteria - homem encostado na bancada

O local e a estrutura da cafeteria costumam ser os primeiros itens do plano de negócio, pois são a base para conhecer os clientes, a demanda do seu serviço, a concorrência e a organização do trabalho.

Considerações sobre o local

itens para montar uma cafeteria - ambiente

Centros comerciais e locais movimentados são uma ótima escolha para abrir uma cafeteria. Os horários de pico são de manhã e no fim da tarde, quando há concentração de pessoas indo e voltando do trabalho. 

Uma cafeteria posicionada em um ponto estratégico pode chamar a atenção de novos clientes. Este é o primeiro passo para fidelizar estes clientes, para que frequentem o seu negócio mais vezes, ainda mais se tratando de pessoas que transitam próximas ao seu local diariamente. 

A localização também pode fornecer informações sobre o perfil dos seus clientes. Como o tipo de serviço que eles procuram, a frequência com que estes passam por cafeterias e os preços dos estabelecimentos mais próximos. Desta forma, depois de atrair os clientes para dentro do seu estabelecimento, você precisa entregá-los uma experiência positiva através da estrutura.

A estrutura perfeita para montar uma cafeteria

itens para montar uma cafeteria - barista fazendo café

A estrutura de uma cafeteria é definida pela organização dos espaços internos e externos. Primeiro, você deve pensar nestes espaços de maneira prática: onde os clientes circularão, onde ficarão as mesas, o balcão, o caixa, a vitrine, etc. 

Também lembre-se de que é necessário um banheiro, uma cozinha, um estoque e, se puder, um escritório. 

Segundo, pense nas sensações que estes espaços transmitem. É aí que a decoração entra em cena. 

Dê preferência ao serviço de um decorador com experiência no seu tipo de estabelecimento. Ele vai acentuar o conceito de cafeteria que você idealizou, desde decorações tradicionais até temáticas, como as cafeterias que imitam séries de TV.

Tente planejar o caminho que alguém deve fazer quando frequenta a sua cafeteria. As vitrines devem ficar expostas, com doces e salgados de “dar água na boca”. As mesas não podem atrapalhar a passagem, a área externa deve ter proteção em casos de chuva e espaços para a leitura ou trabalho são um diferencial.  

Os equipamentos, serviços e produtos que você precisa ter para montar sua cafeteria

itens para montar uma cafeteria - bancada de cafeteria

Comprar equipamentos não é uma tarefa simples. Isso demanda investimento e conhecimento sobre a produção do estabelecimento e os melhores itens para montar uma cafeteria. Dessa forma, não se abre uma cafeteria sem as máquinas essenciais para a produção de cafés e outros itens que serão comercializados.

O preço dos equipamentos varia de acordo com a sua qualidade e a quantidade com que produzem. Vejamos alguns dos itens para montar uma cafeteria:

Equipamentos

mulher ao telefone

Na sequência, listamos alguns dos equipamentos que são imprescindíveis e devem estar presentes na sua cafeteria:

  • máquina de café expresso profissional;
  • cafeteira;
  • moinho de café profissional;
  • forno elétrico;
  • forno de microondas;
  • fogão industrial;
  • geladeira ou freezer;
  • estufa para salgados;
  • vitrine refrigerada para bolos e doces;
  • liquidificador;
  • espremedor de frutas;
  • caixa registradora;
  • computador;
  • maquininha para cartão de débito ou crédito.

Uma boa dica para escolher os equipamentos com o melhor custo benefício é pesquisar as marcas, é necessário despender tempo para garantir esse bom custo benefício, procurando por reclamações e avaliações de outros compradores em sites de avaliação/reclamação de marcas. 

A indicação de pessoas com experiência no ramo também é bem vinda, desde proprietários de outros estabelecimentos até funcionários, que costumam ter o conhecimento prático sobre as máquinas.

Serviços

passando café

O cardápio é essencial entre os itens para montar uma cafeteria. São compostos basicamente de cafés, sucos, chás, salgados, bolos e outras sobremesas. 

Entretanto, para melhorar o seu serviço, o cardápio deve ser planejado com seus itens em conjunto. Por exemplo, no lugar de tortas ou bolos pesados, escolha acompanhamentos leves para o café, que é uma bebida forte em sabor e acidez. 

Cafés diferentes também são uma forma de atrair os clientes. Garanta que o seu negócio está servindo o básico, aquilo que todo mundo pede em uma parada rápida, como o café tradicional. 

Mas, se o seu público indicar que está procurando por experiências novas, invista nas variações. Cafés não são vendidos apenas pelo sabor, a aparência é um dos seus maiores atributos.

Veja alguns dos queridinhos das postagens em redes sociais:

  • Café Latte;
  • Macchiato;
  • Cappuccino;
  • Frappuccino;
  • Café Naked.

Cafeterias grandes também utilizam o espaço para deixar os seus clientes por mais tempo. Quanto mais o seu cliente permanecer na cafetaria, maiores as chances dele consumir seus produtos.

Algumas possuem ambientes para leitura e trabalho, uma tendência que cresceu com a possibilidade de se trabalhar à distância, pelo computador. Por isso, tenha uma boa rede de wifi para garantir que o sinal não fique comprometido quando o lugar estiver cheio.

Formação de uma equipe profissional

duas pessoas tomando café

Os profissionais vão definir o desempenho do seu negócio, se ele vai evoluir ou regredir. Mais do que itens para montar uma cafeteria, os profissionais não devem trabalhar como máquinas, peças que atuam limitadamente. Precisam de simpatia e excelente atendimento, o que já deixou de ser um diferencial no mercado em diversos estabelecimentos.

Também é preciso investir em conhecimento, vender um produto desconhecido ou com conhecimento limitado é uma armadilha. Mesmo para quem não deseja pôr a “mão na massa” e se limita às funções administrativas, o curso de barista é uma estratégia para quem quer sair do senso comum sobre o café. 

As funções mais comuns para uma cafeteria são:

  • Cozinheiro;
  • Auxiliar de cozinha;
  • Caixa;
  • Atendente;
  • Garçom;
  • Faxineiro;
  • Comprador;
  • Gerente.

Cafeterias menores diluem estas funções em equipes reduzidas. Neste caso, pessoas com experiência costumam se sair melhor sob a pressão de mais de uma função. 

Conclusão sobre itens para montar uma cafeteria

Vimos neste artigo uma série de ideias que podem ser aplicadas para a montagem de uma cafeteria aconchegante, mas que ao mesmo tempo seja moderna e de qualidade. A presença de itens como os equipamentos de cozinha, móveis e estruturas para melhor atender os clientes, são fundamentais. Além disso, se organizar, planejar e investir na qualidade dos profissionais, é imprescindível. 

Quer saber quando postamos novos conteúdos? Nós siga no Instagram.

A Mobilicenter está sempre pronta para te atender da melhor maneira possível, encontre em nosso site o móvel que procura para seu estabelecimento.