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10 dicas de marketing digital para restaurantes

A concorrência no setor gastronômico não para de crescer. Dessa forma, é fundamental que as empresas desse ramo ampliem seus horizontes, buscando estratégias para ampliarem seus negócios, visando aumentar o número de clientes ou fidelizar seus clientes mais assíduos. Nesse sentido, o marketing digital para restaurantes vem se tornando cada vez mais importante.

De modo geral, o marketing consiste em ideias estratégicas para ampliar a divulgação, a exposição e o alcance da marca de uma empresa. Essa foi uma ideia que sempre funcionou, mas que vem passando por grandes mudanças nos últimos anos.

Diferentemente do marketing offline, em que as estratégias eram aplicadas nas ruas, canais de televisão, rádio ou recomendação, o marketing digital consegue atuar diretamente na internet, nos principais canais digitais existentes atualmente.

Para os restaurantes que estão sendo abertos, ou até mesmo os que querem aprimorar suas vendas, aplicar estratégias de marketing digital para restaurantes é imprescindível.

Nesse sentido, selecionamos 10 dicas de marketing digital para restaurantes que você pode e deve utilizar para tentar atrair, aumentar e fidelizar seus clientes, consequentemente aprimorando suas vendas e a rentabilidade do seu negócio.

Entenda quais canais funcionam melhor para marketing digital para restaurantes

marketing digital para restaurantes - pessoas no celular

Um dos principais pontos para começar a introduzir uma estratégia de marketing digital para restaurantes, é determinar quais canais de distribuição você irá utilizar.

Atualmente, a internet é uma rede repleta de possibilidades para empresas de todos os ramos de atuação. Em relação aos restaurantes, algumas possibilidades são os sites, redes sociais, blogs, aplicativos de celulares terceiros (exemplo é o Ifood) e aplicativos próprios.

Determinar quais os canais você irá utilizar, tanto para divulgação, como para atendimento, é fundamental. Dessa forma, é possível criar estratégias bem direcionadas, que costumam funcionar para cada canal. 

Para determinar qual ou quais são as melhores plataformas para restaurantes, é importante  investir nos canais que serão mencionados ao longo do texto, como nas de redes sociais, que são plataformas de consumo de impulso.

Tenha um site

marketing digital para restaurantes - pessoa trabalhando no computador

Para que as estratégias de marketing digital para restaurantes funcionem da maneira desejada, existem algumas plataformas digitais que podem ser utilizadas. O site, por exemplo, é uma delas.

Atualmente, é imprescindível que empresas do ramo de comercialização de alimentos possuam um site de qualidade, pois essa é uma das principais maneiras que as pessoas têm de conseguir encontrar mais detalhes sobre o restaurante, como informações de contato, cardápios, preços, entre outros.

É importante também destacar que o site precisa ser responsivo, ou seja, adaptável para os celulares. É muito mais usual que os clientes realizem suas compras ou pedidos através dos celulares, sem que seja necessário usar o computador.

Outro detalhe que é fundamental para que essa estratégia de marketing digital para restaurantes funcione, é que o site deve estar sempre atualizado. 

Entretanto, o mais importante é ter um atendimento online, porque é possível fazer pedidos, resolver pedidos com problemas, entre outros, o que acaba facilitando muito para o cliente.

Ninguém quer passar pelo estresse de acessar o site da empresa, passar por todo o processo de identificação do cardápio e escolha do pedido, para na hora de efetuar a compra, passar por uma situação em que não é possível solicitar os pedidos ou em que as pessoas são direcionadas para link de aplicativos que não funcionam.

Crie um blog para potencializar o marketing digital para restaurantes

marketing digital para restaurantes - celular com foto de comida

Enquanto o site em si é mais voltado para identificação da empresa e do cardápio, o blog é uma ferramenta que ajuda na divulgação e exposição da empresa.

Um blog próprio da empresa, que deve ficar hospedado no site da empresa, pode ajudar a aumentar o acesso das suas páginas, gerando um tráfego interessante, e é uma importante estratégia para que você aplique ideias do marketing digital, como o marketing de conteúdo.

Nessa estratégia, o foco é alcançar os clientes de forma orgânica, fazendo com que eles venham até você e não o contrário. Mas, para isso, é fundamental que você produza conteúdos de qualidade, explorando diferentes tipos de conteúdos, como em texto, vídeo, ebook, etc.

Seja atuante nas redes sociais

marketing digital para restaurantes - tablet com imagem de rede social

As redes sociais, como Facebook e Instagram, são as principais plataformas utilizadas como estratégias de marketing digital para restaurantes.

Cada ano que se passa os acessos a essas redes aumentam, e as empresas precisam estar atentas de que maneira elas podem utilizar essas redes para gerar conteúdo, engajamento e principalmente como atrair novos clientes.

Em ambas as redes sociais mencionadas, o restaurante pode expor informações importantes sobre contato, url do site do estabelecimento, cardápio e conteúdos de outras plataformas utilizadas na campanha de marketing.

Além disso, são  excelentes ferramentas para atendimento, visto que, em ambas existe opção para conversa privada. Elas também ajudam a aprimorar o engajamento e a criar um trabalho de branding e gerar um relacionamento com seus possíveis clientes, mediante curtidas, comentários e compartilhamentos, 

Por fim, o Facebook, por exemplo, possui uma opção própria de avaliação para páginas de empresas. Dessa forma, é possível que os clientes avaliem o restaurante diretamente na rede. 

Naturalmente, se o serviço for bem executado, desde o começo do processo, até o fim do atendimento, a avaliação será positiva e essa avaliação é importantíssima, servindo para feedbacks construtivos e auxiliando na correção de problemas não mapeados. 

Invista em Chatbots

celular com imagem de chatbot

Para acelerar o processo de atendimento, seja em um blog, site próprio da empresa ou até mesmo nas redes sociais, a utilização de Chatbots pode ser uma ideia interessante de marketing digital para restaurantes.

De modo geral, chatbots são softwares desenvolvidos para atuar de forma automática nas ferramentas de bate papo dessas plataformas. Ou seja, quando um cliente entra em contato com a empresa, esse software responde de maneira instantânea para essa pessoa, seja direcionando para outro canal de atendimento ou passando informações a respeito do cardápio, por exemplo. 

Dessa maneira, os chatbots funcionam como um sistema de assistência virtual, aprimorando a comunicação entre empresa e clientes, encurtando etapas e ajudando no processo de fidelização dos consumidores.

Faça parcerias com influenciadores digitais

mulher produzindo conteúdo digital

Uma estratégia de marketing digital para restaurantes que vem sendo muito utilizada nos últimos anos, e que acompanha o crescimento do uso das redes sociais, como Facebook e Instagram, são as parcerias com os “influenciadores digitais”.

Os chamados influenciadores digitais são personalidades que atuam diretamente nessas redes, normalmente com um foco em uma determinada área de atuação. Por conta de seus trabalhos, eles atingem números importantes de visualização diária em suas redes, com um alto engajamento diário.

Além disso, em muitos casos, os usuários que seguem esses influenciadores acabam tendo-os como referência nas áreas em que atuam. Ou seja, se você realiza uma parceria, por exemplo, com algum profissional influente na área da gastronomia, e consegue fazer com que ele divulgue seu trabalho, naturalmente os usuários irão entender que o serviço oferecido pelo estabelecimento é de qualidade.

Portanto, fazer parcerias com essas pessoas, trabalhando para que eles divulguem o seu estabelecimento em suas páginas, é uma ideia interessante, visto que, ajuda a expandir o negócio, atingindo cada vez mais pessoas.

Dica imprescindível de marketing digital para restaurantes: Esteja no Google meu Negócio

google meu negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta da empresa Google, uma das maiores corporações do ramo digital.

Essa ferramenta ajuda que as pessoas de regiões próximas encontrem mais facilmente seu negócio, sendo o melhor instrumento encontrado com essa funcionalidade e que todos os restaurantes que queiram expandir seus negócios, precisam ter. Mas como isso funciona?

Bom, vamos pensar da seguinte forma: imagine que o seu restaurante trabalha com venda de comida japonesa. Quando um cliente, que mora em uma região próxima a seu estabelecimento, procurar no Google por um “restaurante japonês”, ele encontrará os restaurantes próximos a ele e que estão cadastrados no Google Meu Negócio.

Além disso, com esse cadastro, o cliente conseguirá verificar as principais informações sobre o seu negócio, como contato, endereço, o site do estabelecimento, as redes sociais, fotos de refeições comercializadas, avaliações, etc.

É importante destacar que, utilizar o Google Meu Negócio é fundamental, mas não basta apenas criar o registro e não atualizá-lo. 

A atualização constante dos dados do restaurante, das avaliações, fotos e sites de domínio da empresa é essencial, já que, caso as informações não estejam atualizadas, isso pode gerar uma experiência negativa para o cliente.

Invista no marketing de relacionamento nos canais digitais

garçonete servindo clientes em restaurante

Dentro do marketing digital para restaurantes, existem uma série de estratégias “ramificadas”. Uma delas é o marketing de relacionamento, que visa trabalhar a relação empresa-cliente, em todos os processos de compra.

Nessa estratégia, o restaurante trabalha para que a experiência de consumo dos clientes seja a melhor possível, desde o momento em que ele entra em contato com a empresa, até a etapa em que ele finaliza sua compra.

Por isso, é fundamental, por exemplo, sempre responder todos os clientes no Instagram, Facebook e todos os canais digitais que você utiliza.

Essa resposta e atendimento de prontidão é essencial para que o cliente se sinta bem acolhido e para que sua experiência de atendimento, em todas as etapas, seja a melhor possível.

Trabalhe com cupons, descontos e programas de fidelidade

funcionária checando cupom

Quem não gosta de uma promoçãozinha? Você certamente já passou por uma situação em que queria consumir em um restaurante, mas os custos ficariam muito salgados para o seu orçamento. Eis que surge um cupom, enviado pela própria empresa para que você tenha descontos na hora de efetuar a compra.

Bom, essa é uma estratégia que sempre funcionou muito bem, mesmo no marketing off line, seja a distribuição de cupons, promoções ou cartões de fidelidade. 

Utilizar e-mails marketing, por exemplo, para trabalhar a fidelização, enviando descontos por e-mail, é uma ideia interessante. 

Possuindo o lead dos seus clientes, você consegue enviar e-mails avisando sobre promoções e cupons exclusivos para eles. 

Você também pode disponibilizar os descontos por meio das redes sociais, por exemplo.

Por fim, o trabalho com influencers digitais também podem te ajudar nesse sentido. Criar descontos para os influencers, fazendo com que eles divulguem esses descontos, é uma ideia que dá resultados interessantes.

Trabalhe com aplicativos

pessoa fazendo uma entrega de comida

Mesmo sem levar em consideração os dados do período de Pandemia, que forçou as pessoas a pedirem comida em suas próprias casas, os números de clientes que passaram a utilizar aplicativos e sistemas de delivery de entrega de comida aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Com a facilidade de pedir refeições sem sair de casa, utilizando apenas um aplicativo de celular, muitas pessoas deixaram de ir até o restaurante para consumir, preferindo utilizar esse modo de serviço.

Por isso, é fundamental que, dentro das estratégias de marketing digital para restaurantes, o trabalho com aplicativos esteja incluído. 

A praticidade do uso de um aplicativo se torna cada vez mais necessário, e os restaurantes que não se adaptam a isso, podem acabar ficando para trás.

Nesse sentido, existem duas maneiras de trabalhar o nome do seu restaurante em aplicativos: utilizando os apps que já são consolidados (Ifood, UberEats, Happy) ou então criar um próprio aplicativo para a empresa.

O Ifood, por exemplo, investe muito no tráfego digital, e é por isso que ele consegue se sobressair e tomar as rédeas desse modelo de negócio. 

Atualmente, estar presente nesses aplicativos de grande expressão é indispensável, visto que, é inegável que muitas pessoas utilizam essa ferramenta para fazer seus pedidos de refeições no dia a dia e, mesmo que o Ifood consuma uma certa porcentagem das vendas do restaurante, o retorno acaba sendo vantajoso.

Outra ideia, que vem se tornando uma tendência, é a criação de aplicativos próprios para o seu restaurante, tirando um pouco a dependência de plataformas como a do Ifood.

A principal dificuldade para fazer isso dar certo é que você deve investir pesado no marketing e no tráfego digital, na mesma medida que essas empresas fazem, justamente para que os clientes lembrem de solicitar os pedidos diretamente no aplicativo da empresa e não pelo Ifood. 

Conclusão sobre marketing digital para restaurantes

Podemos concluir com o artigo que, trabalhar com marketing digital para restaurantes é fundamental para que o seu estabelecimento possa alavancar suas vendas, visto que, essas estratégias, como as que foram mencionadas ao longo do texto, ajudam a ampliar o alcance da marca da empresa, trabalhando para melhorar o engajamento e a fidelização dos clientes.

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