Search
Close this search box.

5 Dicas de como escolher móveis de sorveteria

A ideia de que estabelecimentos comerciais só dependem da qualidade dos seus serviços é uma mentalidade antiga. Para que um negócio cresça, todos os fatores possíveis devem ser usados ao seu favor. Por isso, é necessário pensar desde de quais móveis de sorveteria comprar até qual experiência gerar você quer criar para seus clientes. 

Pois, mais do que ter bons sorvetes, preços adequados e um ponto acessível, a sorveteria precisa proporcionar uma experiência completamente satisfatória aos seus clientes.

Ao dar uma volta pelo centro comercial de sua cidade, certamente você encontrará mais de uma sorveteria aberta. 

É possível que você até siga alguma delas nas redes sociais, por serem próximas, oferecerem um serviço de delivery ou você apenas gosta de se informar sobre promoções. Isso é cada vez mais comum no Brasil, visto que o mercado de sorvetes é um dos maiores do mundo e ainda está em crescimento.

De acordo com Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, há mais de 10 mil empresas ligadas ao setor, somando um faturamento de mais de R$ 13 bilhões por ano. 

Além disso, 92% deste setor é composto por micro e pequenas empresas, o que mostra uma perspectiva de crescimento de sorveterias que querem aumentar o seu porte. Logo, faz todo o sentido investir em detalhes que contribuem para este crescimento, incluindo o planejamento de móveis de sorveteria.

Por isso, aqui vão cinco dicas de como escolher móveis de sorveteria, para quem está começando ou para quem quer repaginar seu estabelecimento.

Tenha uma identidade bem definida

móveis de sorveteria - mulher escolhendo sorvete

A identidade de um negócio é importante para transmitir as sensações desejadas ao seu público alvo. Por isso, ao escolher móveis de sorveteria, não esqueça de se basear no conceito que está por trás dos seus negócios. Isto inclui os valores e o padrão estético que você pretende seguir.

Basta observar a diferença entre estabelecimentos de um mesmo nicho. Como eles trabalham a sua fachada, a decoração, as cores, os móveis, os produtos e até mesmo os uniformes dos funcionários. 

Já percebeu que as letras utilizadas na fachada e na identidade visual são criadas com a intenção de despertar um sentimento? Elas são pensadas por profissionais, para nos induzir a sentimentos positivos.

Um bom exemplo é a cor roxa presente nas franquias de açaí. Elas utilizam a cor do produto para sinalizar a sua presença e se destacar dos demais comércios. Além de utilizarem cores como o verde e o amarelo para gerar contraste e a associação com frutas cítricas, comumente utilizadas nas barcas de açaí. 

O perfil de sorveteria que você pretende trabalhar também pode ser encontrado em padrões comuns no mercado. Cores em tons pastéis e padrões com listras remetem às sorveterias clássicas. Móveis de sorveteria acolchoados também passam a mesma sensação, de que saíram de um clássico do cinema dos anos setenta. 

Para um visual mais moderno, aposte em cores neutras, móveis de sorveteria menos robustos e mais minimalistas. Materiais com acabamento em aço e alumínio também estão associados a uma estética limpa e atual.

Um bom decorador faz toda a diferença, principalmente se tiver experiência com outras sorveterias. Mas, para quem está começando e não pode contratar um profissional, a dica é procurar referências e pedir feedback de pessoas próximas. 

Utilizar poucas cores, com apenas uma delas se destacando. O mesmo serve para os móveis: o acabamento das mesas deve combinar com as cadeiras, as bancadas e até os freezers. 

Conheça o seu público alvo para facilitar a escolha dos móveis de sorveteria

móveis de sorveteria - crianças sorrindo

Procure investir em pesquisas de mercado para saber quem é o seu público alvo. Assim, você encontrará informações essenciais como, o que ele consome, se prefere sorvete ou açaí, a sua faixa etária, entre outras coisas. 

Para quem está começando o negócio e não tem condições de investir em pesquisas de mercado, uma sugestão é encontrar padrões entre os seus clientes.

Estes padrões são simples tendências que, quando identificadas, sugerem quais decisões podem ser tomadas para o crescimento da sorveteria. 

Um exemplo muito prático é observar se os clientes entram no estabelecimento acompanhados de seus filhos. Caso a resposta seja afirmativa, é provável que você precise de móveis de sorveteria adequados para crianças.

Também é possível utilizar pesquisas de órgãos públicos ou o Sebrae, esses estabelecimentos tem pesquisas sobre os setores e públicos alvos deles.

Fique de olho na concorrência

mulher segurando sorvete

Os seus concorrentes te mostrarão, indiretamente, o que você deve fazer ou não.

Observando sorveterias franqueadas ou de marcas maiores, você obterá uma ideia do que está em alta, assim como as tendências mencionadas no tópico anterior. 

Isto não significa que as sorveterias novas devem se inspirar nos casos de sucesso, isto interfere na identidade dessas. 

A ideia é identificar o que está dando certo e o que não está. Por isso, é preciso mirar em referências específicas. Não vale a pena investir em móveis de sorveteria iguais aos de um concorrente se você focar em um público diferente dele.

Você pode frequentar a loja de um concorrente. Prove os seus produtos, veja a distribuição dos espaços, veja se os móveis são confortáveis, se as pessoas se sentem à vontade. As redes sociais também são fontes de informação ricas, onde você encontra elogios, reclamações e sugestões.

Equilíbrio entre praticidade e estética

mulher em sorveteria

Esta dica é muito importante para você não errar na hora de escolher quais móveis de sorveteria valerão o seu investimento. 

A praticidade, como o próprio termo sugere, trata da sua intenção com os móveis. Móveis acolchoados podem aquecer e proporcionar mais conforto, mas, não vale a pena investir neles se o consumidor gastar em média cinco minutos ou dez minutos sentado. 

Da mesma forma, pensando na estética, comprar mesas de madeira dobráveis porque facilitam o seu armazenamento e a limpeza do local, ou por serem baratas, pode comprometer a sua decoração. 

Imagine uma sorveteria com equipamentos de última geração, cores escolhidas por um designer de interiores, mas que possui mesas de bar. Certamente o cliente perceberia a falta de equilíbrio e ornamento entre os elementos que compõem o espaço.

Por falar em designer de interiores, este é o profissional ideal para planejar a decoração, pensando no equilíbrio entre praticidade e a estética dos móveis de sorveteria.

Conclusão sobre móveis de sorveteria

Podemos concluir com o artigo que, para escolher móveis de sorveteria, é importante levar certos aspectos em consideração, como a qualidade dos móveis, a estética, a decoração e a funcionalidade. Esses pontos permitem que você monte um espaço cômodo, atrativo e preparado para atender os clientes da melhor forma possível. 

Quer saber quando postamos novos conteúdos? Nós siga no Instagram.

A Mobilicenter está sempre pronta para te atender da melhor maneira possível, encontre em nosso site o móvel que procura para seu estabelecimento.