móveis escolares usados, vale a pena?

Para economizar, muitos empresários que estão buscando abrir sua escola acabam optando por comprar móveis escolares usados. Mas, será que isso vale a pena?

Realmente, a questão da economia na hora de comprar mobílias para compor o ambiente escolar pode fazer a diferença no orçamento da montagem das escolas. Entretanto, nesse artigo veremos se realmente essa ideia é vantajosa.

Por que móveis escolares usados não valem a pena

Por que móveis escolares usados não vale a pena

Ao montar o seu projeto de construção da escola, a escolha por quais móveis escolares serão adquiridos para compor os espaços da instituição devem ser uma prioridade  e você certamente se perguntará se vale a pena investir em móveis escolares usados.

Bom, logo de cara, informamos que não vale a pena fazer esse tipo de investimento. Quando você coloca os prós e os contras na balança, você consegue verificar que essa ideia pode trazer problemas no futuro, por diversas razões.

Para ficar mais claro o por que não vale a pena investir em móveis escolares usados, listamos para você os 5 principais motivos.

Móveis escolares usados tem alto custo de manutenção

Móveis escolares usados tem alto custo de manutenção

Um dos principais motivos do por que não vale a pena investir em móveis escolares usados, é o seu alto custo de manutenção.

Quando você adquire mobílias que já foram utilizadas em outros espaços anteriormente, elas tendem a ter algumas estruturas desgastadas com o tempo. 

Os bancos das cadeiras e as tampas das mesas escolares, por exemplo, podem se soltar rapidamente, sendo necessário trocar essas partes com constância.

Dessa maneira, os custos relativos a esse processo de manutenção podem se elevar rapidamente. 

Com isso, mesmo que você tenha adquirido as mobílias por preços mais baratos, justamente por estarem usadas, os custos de manutenção podem acabar sendo até maiores que o investimento feito na compra.

Não cria senso de identidade e customização

móveis escolares usadosNão cria senso de identidade e customização

Para investir em uma nova escola, é preciso pensar em diversos fatores. Um deles é a identidade que a instituição terá.


Se você adquire móveis escolares usados, certamente a identidade e a customização do ambiente escolar será prejudicada.

Por isso, você deve investir em móveis que combinem e estejam de acordo com a customização do ambiente que você quer criar, tanto para as salas de aula, como para outros espaços, como refeitórios, bibliotecas, salas de vídeo, etc.

Dessa maneira, também é importante escolher as mobílias que se adequem a cada ambiente. Em uma sala de informática, por exemplo, as cadeiras de rodinhas são as mais indicadas, mas podem não funcionar também nas salas de aula.

Quando você opta por móveis escolares usados, você pode não encontrar essa variação no mercado, montando ambientes monótonos e sem identificação.

A personalização dos móveis, como as cores, estilos e modelos das cadeiras, também pode fazer a diferença para montar um espaço único e personalizado. 

Por essa ser uma parte importante do processo de montagem da escola, o ideal é escolher móveis novos, que se adequem a identificação e a customização que a escolha precisa ter para se encaixar no projeto previamente estabelecido.

Difícil encontrar grande quantidade, com qualidade

Naturalmente, uma escola precisa de uma grande quantidade de mobílias, pois devem existir diversas salas de aula e outros ambientes variados dentro da instituição.


Agora, se você opta por móveis escolares usados, a chance de você conseguir encontrar essas mobílias em grandes quantidades e, ao mesmo tempo, que elas tenham a qualidade necessária para acomodar os alunos e os profissionais, pode não ser possível.

Mesmo que você encontre uma empresa que comercializa móveis escolares usados, normalmente as quantidades não são suficientes para montar uma nova escola, mas sim para tapar buracos, ou seja, repor mobílias que foram quebradas.

Baixo custo benefício

Baixo custo benefício

Um dos principais fatores para que as mobílias escolares tenham qualidade, é a durabilidade dos materiais escolhidos. A utilização das cadeiras e das mesas, por exemplo, é frequente, principalmente nas salas de aula.

Com isso, é natural que elas se desgastam rapidamente, pelo uso, por possíveis quedas, quebras de algumas estruturas, etc. Se as mobílias escolhidas forem móveis escolares usados, a chance de algum desses problemas acontecer é ainda maior.

Com isso, será necessário trocar de móvel com maior frequência, ou encontrar um lugar que realize o conserto de algumas peças. 

Dessa maneira, mesmo que o investimento na compra dos móveis escolares usados seja mais baixo do que mobílias novas, o custo benefício não compensará.

Investimento duplo

Investimento duplo

Levando em consideração essa necessidade constante de manutenção ou trocas frequentes de móveis escolares usados, os empresários que investirem nesta opção podem ter que fazer um investimento duplo.

Ou seja, ele adquire os móveis escolares usados e, com o passar do tempo, as mobílias se desgastam, quebram e precisam ser trocadas. Dessa forma, eles precisam voltar a comprar novos móveis, investindo novamente nesse processo.

Ao optar por móveis novos, que acabaram de ser confeccionados e não foram utilizados anteriormente, mesmo que sofram com problemas semelhantes ao longo do tempo, certamente demorará mais para que o investimento tenha que ser feito novamente.

Portanto, com a compra de móveis novos, a durabilidade e a qualidade das peças e estruturas é mais garantida, dando um tempo maior para que as escolas se planejem financeiramente para adquirir novas mobílias, caso necessário.

Soluções

Como vimos, optar por móveis escolares usados pode ser uma ideia problemática, pois é natural que esses itens já venham com alguns defeitos estruturais e podem se desgastar mais rapidamente conforme forem utilizados.

Entretanto, se não vale a pena optar por móveis escolares usados, quais mobílias, especialmente as cadeiras e mesas,  devo escolher na montagem do ambiente escolar? 

Bom, um dos principais motivos pelo qual os empresários optam por móveis usados, é a questão financeira. Por isso, uma das soluções mais viáveis, para não ter que escolher mobílias antigas e já desgastadas, é encontrar empresas que parcelam o pagamento dos móveis escolhidos, dando uma folga maior no orçamento.

Nesse sentido, a Mobili é referência no mercado de venda de móveis escolares, dispondo de mobílias escolares modernas e modelos variados, que podem se encaixar perfeitamente na composição da sua escola.

 Além disso, obviamente, a Mobili disponibiliza essa opção de parcelamento, garantindo que você possa se planejar para montar a instituição sem correr riscos financeiros desnecessários.

Acessando o artigo aqui seguir, você também confere dicas importantes de como escolher as cadeiras para sala de aula, entendendo quais são as melhores opções, os materiais mais indicados e os modelos que se encaixam perfeitamente nesses tipos de ambiente.

Conclusão sobre investir em móveis escolares usados

Podemos concluir com o artigo que não vale a pena investir em móveis escolares usados, por diversos motivos. Apesar de parecer uma ideia, a princípio, vantajosa, pois os custos de investimento serão mais baixos, a longo prazo esse conceito pode trazer problemas. Os móveis usados precisam de manutenção constante, pois já estão desgastados. Além disso, é mais fácil que eles se quebrem ou que algumas peças estruturais sejam danificadas, sendo necessário trocar o móvel rapidamente.

Quer saber quando postamos novos conteúdos? Nós siga no Instagram.