Search
Close this search box.

Refeitório de escola infantil: Descubra a melhor maneira de mobiliar

Sabemos que a rotina escolar das crianças, especialmente de escolas infantis, é muito diferente de instituições de ensino para crianças e adolescentes mais velhos. Nesse sentido, o refeitório de escola infantil também é um ambiente que deve ser pensado e montado para se adequar aos alunos que essas escolas atendem, ou seja, as crianças.

Para escolas infantis, que normalmente comportam crianças de 1.5 a 6 anos de idade, o horário da refeição é um momento importante e programado do dia a dia. Diferentemente do ensino fundamental, médio e universitário, as crianças de pouca idade não têm condições de realizar pedidos em cantinas escolares para realizar suas refeições no cotidiano.

Dessa maneira, é muito normal, e muitas vezes obrigatório, que as escolas infantis tenham um refeitório e ofereçam refeições diárias para as crianças, especialmente em creches de período integral.

Porém, diferentemente dos refeitórios em escolas para adolescentes, um refeitório de escola infantil precisa ser pensado de uma maneira mais inteligente, pois, além de proporcionar um ambiente para essas refeições, também deve ser um espaço de aprendizado e que mantenha as crianças atenta àquilo que estão fazendo.

Nesse sentido, as mobílias de refeitório de escola infantil tem um papel muito importante, pois são os móveis, como cadeiras e mesas, que proporcionam uma conexão interessante, interativa e adequada para as crianças no refeitório. Por isso, selecionamos algumas dicas para que você possa entender qual é a melhor maneira de mobiliar esse espaço nas escolas infantis.

O refeitório de escola infantil e o aprendizado

O refeitório de escola infantil e o aprendizado

Como dissemos, além de cumprir seu objetivo de ser um ambiente para as refeições dos pequenos, é interessante que o refeitório também seja um ambiente de aprendizado, e muitas escolas estão utilizando essa ideia como fundamento importante para montar esse espaço.

As ideias aplicadas para transformar o espaço e o tempo em que as crianças permanecem nos refeitórios, em um local de aprendizado, podem ser as mais variadas possíveis.

Existem exemplos de escolas, aqui no Brasil, por exemplo, que utilizam um modelo de self-service, ou seja, em que as próprias crianças montem seus pratos, como é costumeiramente realizado em diferentes modelos de restaurantes.

Naturalmente, esse modelo funciona com crianças que já possuem essa capacidade, normalmente por volta dos 4 a 5 anos. Essa ideia ajuda a trabalhar a autonomia e o conhecimento dos pequenos em relação ao manuseio dos equipamentos, como os talheres e pratos, além de incentivá-los a consumir diferentes comidas.

Para aplicar essa ideia, o processo de mobiliar o espaço do refeitório é muito importante, pois é preciso pensar em que móveis serão montados para que os alunos consigam montar as refeições e levá-las até suas mesas de maneira livre.

Dessa maneira, montar bancadas ou mesas que possam dispor os pratos e os alimentos para que as crianças possam se servir, é uma das ideias de como mobiliar o refeitório infantil, caso o conceito de aprendizado nos refeitórios seja aplicado.

Cadeiras de refeitório infantil

Cadeiras de refeitório

Definitivamente, um dos móveis mais importantes para o mobiliário de um refeitório de escola infantil são as cadeiras.

Diversas empresas trabalham com a confecção de cadeiras para esse tipo de espaço e, por isso, as opções e modelos, materiais e tamanhos das cadeiras é bastante ampla.

Essa escolha é fundamental pois isso pode determinar a maneira com que as crianças ficam dispostas neste espaço e qual será a experiência delas durante esse tempo das refeições.

Cadeirinhas infantis

Cadeirinhas infantis

As cadeirinhas infantis são modelos de cadeiras utilizadas para que bebês de poucos meses ou anos de vida consigam se alimentar de forma segura e com a observação adequada dos responsáveis.

Para creches que atuam com alunos recém nascidos, ou com até 1 ano idade, que não sabem sentar adequadamente em uma cadeira “normal” e que precisam ficar bem fixadas nesta mobília, as cadeirinhas infantis, especialmente as que vêm acopladas as mesas, é uma forma interessante de mobiliar refeitórios de escola infantil. 

De modo geral,  a cadeirinha para a alimentação, acopladas as mesas, já vem com cintos que ajudam a manter os pequenos sentados o tempo inteiro, aumentando a segurança, que é um fator fundamental que as escolas infantis devem proporcionar para os alunos. 

Os bebês não tem nenhuma independência e muitas vezes controle sobre a sua movimentação, então, essa segurança, em todos os ambientes, costuma ser uma das principais exigências para que os pais decidam qual escola colocarão seus filhos.

Outros modelos de cadeiras para refeitório de escola infantil

Outros modelos de cadeiras para refeitório de escola infantil

Conforme as crianças crescem, naturalmente elas aumentam seu tamanho e seus pesos, e as cadeirinhas acabam não servindo mais. Como escolas infantis costumam comportar crianças de diferentes idades, normalmente até os 6 anos de idade, é importante ter modelos de cadeiras que se encaixam  ao perfil das crianças de diferentes idades em um refeitório de escola infantil.

Nesse sentido, existem diferentes tipos e modelos de cadeiras que podem ser implementadas para que as crianças se acomodem nos refeitórios e se sintam mais à vontade e confortáveis dentro dos refeitórios, como a cadeira escolar infantil- pé palito, ideal para ambientes escolares infantis.

Mesas de refeitórios

Mesas de refeitórios

Para complementar a utilização das cadeiras, é natural que seja necessário o posicionamento das mesas no refeitório da escola infantil, sendo essas mobílias onde as crianças realizam, efetivamente, suas refeições.

A escolha de qual é a melhor mesa para refeitório infantil também é muito importante. Para criar um ambiente interessante, divertido e que proporcione aprendizado e atividades lúdicas durante as refeições, o ideal é que as mesas escolhidas sejam grandes, permitindo que diversas crianças se sintam próximas em uma só mesa, como é o caso da mesa infantil sextavada.

Optando por esse ou outros modelos de mesas para refeitório de escola infantil, você proporciona também maior segurança para os pequenos, tendo vista que fica mais fácil dos profissionais conseguirem acompanhar as crianças enquanto elas estão tendo suas refeições, já que elas ficam agrupadas em poucas mesas.

A importância das cores

A importância das cores

Proporcionar um ambiente de aprendizado e lúdico, é fundamental para que as crianças se mantenham interessadas em permanecer nos refeitórios durante o tempo destinado para as refeições.

Nesse sentido, as cores têm uma influência muito grande, pois elas são elementos lúdicos e atrativos, principalmente quando misturadas.

Dessa maneira, é muito importante que os mobiliários do refeitório de escola infantil explorem esse aspecto, abusando das cores, criando um ambiente colorido e divertido.

Além do aspecto visual, os professores, berçários e cuidadores das crianças podem utilizar esses elementos para criar brincadeiras durante as refeições, mantendo as crianças interessadas na alimentação e nessa etapa que é fundamental no dia a dia dos pequenos.

Por isso, escolher móveis e mobílias coloridas, com cores chamativas, como o vermelho, verde, amarelo e azul, é uma ideia interessante para criar o ambiente ideal para refeitório de escola infantil.

Conclusão

Como vimos no artigo, existem diferentes maneiras de mobiliar um refeitório de escola infantil, principalmente pela grande variação de modelos de móveis que se encaixam nesses ambientes, como mesas e cadeiras. Entretanto, existem alguns modelos que se destacam e funcionam melhor, como alguns que foram citados ao longo do artigo, proporcionando um ambiente mais confortável, divertido, seguro e atrativo para as crianças.

Quer saber quando postamos novos conteúdos? Nós siga no Instagram.

A Mobilicenter está sempre pronta para te atender da melhor maneira possível, encontre em nosso site o móvel que procura para seu estabelecimento.